O sistema de transporte é um conjunto de instituições públicas e privadas que interagem entre si de modo a viabilizar a movimentação de cargas e pessoas por uma região. Este setor constitui o pilar fundamental de desenvolvimento, pois gera acessibilidade implicando em uma maior mobilidade, o que viabiliza o processo produtivo, tornando o país mais competitivo.
O setor de transporte requer investimentos altíssimos para implantação da infra-estrutura assim como para sua manutenção, sendo que na tentativa de evitar a deterioração destes meios que culminaria numa estabilização do crescimento do país, o Governo federal passou a lançar mão de concessões onde ele transfere a uma empresa privada o direito de explorar determinado serviço por determinado tempo.
No Brasil atualmente, o principal meio de transporte é o rodoviário, possuindo uma grande malha de vias que cortam todo o país. Os outros meios aparecem de maneira mais discreta, mesmo assim sendo importantes, pois cada um deles enquadra suas características de acordo com o tipo de carga a ser transportada. Observa-se que país não possui muitos pontos de integração entre os modais sendo que o meio a ser utilizado esta relacionado com o custo da mercadoria, o tempo de viagem, a quantidade entre outros. Geralmente empresas privadas que necessitam de um sistema de escoamento bem dinâmico acaba por escolher meio intermodal ou muldtimodal.
Quando se pretende realizar um projeto de transporte, não basta apenas levar em consideração o preço final da obra, mas sim critérios como os benefícios, a viabilidade, efetividade e os custos futuros com manutenção dos mesmos, utilizando para isso a avaliação dos custos benefícios, custos efetividade e a análise multicritério.Porém muitas vezes estes estudos não são realizados, sendo levado em conta apenas o custo da obra, o que implica em um sistema desorganizado,causando engarrafamentos, acidentes e desconforto aos seus usuários.
Em Manaus, capital do estado do Amazonas por exemplo, tem-se investimentos por parte da prefeitura e do governo do estado, porém isso não é suficiente pois ambos os poderes não dialogam entre si de modo a planejar os investimentos que devem ser feitos em infraestrutura. O transito será o maior problema que deverá ser resolvido para a COPA de 2014, pois mesmo com a construção de viadultos, este não melhora devido a falta de estudos sobre a sua efetividade. As obras que serão construídas são escolhidas pelo governo, a nível estadual, ou pelo prefeito, a nível municipal, sendo que as opções são as que melhores trarão melhor destaque em futuras campanhas políticas.
Portanto, percebe-se que para o país se desenvolver deve-se ter uma integração de todas as esferas, federal,estadual e municipal, trabalhando juntas visando melhorar a situação atual do país. E principalmente, aprovar projetos que não tenham o custo como principal preocupação, mais sim a efetividade, a viabilidade e acima de tudo o bem-estar social. O transporte não deveria ser promessa de campanha política.
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