sábado, 11 de dezembro de 2010

Infra-estrutura no Brasil

O Brasil, hoje, enfrenta grandes problemas em relação à infra-estrutura de transporte, agravando-se com o passar do tempo, e onde se deveria ter uma solução, tem-se o problema cada vez maior.

A população brasileira, mais precisamente a amazonense sofre todos os dias com essa questão, mas o mais preocupante é que os órgãos competentes não conseguem resolver, causando grandes transtornos à cidade e prejudicando a população.

O Brasil é um dos países que menos investe em infra-estrutura de transporte, conseqüentemente com a falta de investimentos nesse setor, a má gestão dos órgãos responsáveis, a péssima administração dos recursos acarretou em um possível caos no sistema de transportes.

Na organização do sistema de transportes brasileiro, tem-se a divisão da administração entre Federal, Estadual e Municipal. Na esfera Federal encontramos o Ministério dos Transportes, DNIT, ANTT, ANTAQ, ANAC. No âmbito Estadual estão situados órgãos como o DETRAN, SEINF, SEPLAN, SNPH, e o antigo IMTT. E o Municipal, responsável pelos ManausTrans, IMTU, IMTT, IMPLURB. No entanto, não se consegue que esses órgãos se relacionem da forma necessária, o que acarreta falhas no sistema de infra-estrutura de transportes.

O modal rodoviário é o principal responsável pelo transporte de cargas do Brasil, seguido pelo aquaviário, ferroviário e aeroviário. O modal dutoviário esta relacionado aos setores petrolíferos, de modo a não possuir parcela significativa no transporte. Os modais estão diretamente relacionados à infra-estrutura de transporte e a economia esta diretamente relacionada com os modais. Ou seja, quando se rompe alguma parte dessa estrutura tem-se o rompimento total, originando uma reação em cadeia. Portanto, para que isso não ocorra é necessário, além de investimentos em infra-estrutura, uma política de avaliação financeira e econômica de forma a fazer com que um órgão interaja com outro.

Dentre as avaliações financeiras, a análise multicriério é a que mais se destaca por causa do seu sentido de planejamento, essa análise está diretamente relacionada com os processos de decisão que gerarão benefícios. O principal objetivo dessa análise é relacionar as diversas análises referentes à tomada de decisão de modo que surjam múltiplas escolhas que levem a uma decisão final.

Na teoria esse método é bastante eficaz, mas na prática ele não é muito utilizado, pelo menos não no setor de planejamento de Manaus (SEPLAN), o que deixa claro a completa falta de organização e competência dos órgãos responsáveis pela infra-estrutura. O que há são diversos órgãos realizando trabalhos para os quais não foram designados ao invés de estarem, em conjunto, trabalhando pela melhoria da infra-estrutura de transportes brasileira, mais especificamente em Manaus.

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