O processo de implantação de transportes não é tão simples como alguns imaginam. A começar pelo tipo de modal a ser implementado e pela localidade, além de realizar estudos de parcerias e também de critérios econômicos.
Das parcerias com governos podemos citar o federal, estadual e o municipal. O governo federal, pela sua magnitude, desempenha um papel mais importante que os outros tipos de governo. Isto porque se consegue atingir todos os tipos de modais de transporte, seja terrestre aviário ou aquaviário. Os governos estaduais e municipais de nossa região, desenvolvem atividades voltadas com maior ênfase para transportes terrestres e sua infraestrutura. Além disso, pode-se ter influência no planejamento dos transportes entidades de classes (confederações, federações, associações ou cooperativas) que estejam relacionados com o trabalho de transporte de pessoas ou de cargas. Alguns órgãos de proteção ambiental ou de conservação de patrimônio histórico pode interferir em algum projeto deste tipo.
Os tipos de modais que podem ser empregados em nosso país são o rodoviário, o ferroviário, o hidroviário, o aéreo e também o dutoviário. O modal rodoviário é um dos mais utilizados em nossa nação, principalmente em nosso estado. Existem vários órgãos que regulamentam este tipo de transporte, mas em nossa capital o principal responsável é o Instituo Municipal de Transportes Terrestres. Já o meio de transporte ferroviário não é presente em nossa região, mas ainda assim é muito importante para o Brasil. Analisando pelo âmbito nacional, esses modais são alvo de estudo da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). No nosso estado, também predomina o transporte hidroviário tanto para passageiros quanto para cargas, principalmente devido a nossa região ser rica em cursos d’água. O transporte aéreo está presente em boa parte da extensão de nosso país, já que é um veículo de locomoção muito eficaz graças a sua velocidade. Os dutos, como transportadores de fluidos ou líquidos estão poucos presentes no cotidiano amazonense, mas já está começando a revelar sua importância através do transporte de gás.
Todos estes meios deveriam ser implantados após o resultado de estudos de custo, para saber se realmente será viável para obter bons resultados e atender as necessidades dos principais usuários deste serviço. Pode ser aplicada as análises de custo benefício, custo efetividade ou ainda a multicritério. Porém, as secretarias, sejam no setor de transportes ou de infraestrutura, não informam a população ou então não sabem se são realizados estes estudos.
Com certeza se tudo que envolvesse o sistema de transporte, fosse bem analisado, certamente estaríamos vivendo com poucos problemas de trânsito e não pertenceríamos a este caos.
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