terça-feira, 9 de agosto de 2016

Modelo 4 Etapas

O modelo 4 Etapas é um tipo de modelagem amplamente utilizado no planejamento de transportes, sendo dividido em quatro diferentes submodelos: Geração de Viagens, Distribuição de Viagens, Divisão/Repartição Modal e Alocação de Viagens.


Geração de Viagens

Tem por objetivo avaliar o número de viagens produzidas ou atraídas por uma zona de tráfego em determinado intervalo de tempo sendo o ponto de partida para as demais etapas.

GERAÇÃO = PRODUÇÃO + ATRAÇÃO.


Distribuição de Viagens

Uma vez definido o número de viagens produzidas ou atraídas nas diferentes zonas de tráfego que compõem a área em estudo, o passo seguinte é a distribuição das futuras viagens entre zonas de origem e destino, estima-se o número de viagens para as diferentes zonas de tráfego, em determinado intervalo de tempo.

As duas etapas, Geração e Distribuição de Viagens, resultam em uma matriz de Origem/Destino baseada nas sequentes configurações:

·         Origem: zona de tráfego de origem;
·         Destino: zona de tráfego de destino;
·         Fluxo: quantidade transportada;
·         Horizonte: cenário do estudo;
·         Produto: produto transportado.


Divisão/Repartição Modal

O próximo passo será destinar aos diferentes modos de transportes ou modalidades os deslocamentos em função dos pares de origem e destino.


Alocação de Viagens

O último passo do modelo consiste na atribuição das matrizes de viagens obtidas nos diversos modos às redes correspondentes, ou seja, alocar os fluxos de uma matriz O/D (Origem/Destino) numa rede viária, podendo assim destinar o volume de tráfego em cada arco da malha viária.

Fonte: PAIVA, C. (2007). Modelos Tradicionais Transporte e Tráfego. Universidade São Paulo. 

Portogente (https://www.portogente.com.br/colunistas/edesio-elias-lopes/60386-planejamento-de-transportes-modelo-4-etapas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário