segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Concepção e Implementação do CBA numa Empresa de Construção Civil e Urbanismo

Concepção e implementação do método CBA numa empresa de construção Civil e Urbanismo

Dissertações de Mestrado


Autor: José Félix dos Santos Rebelo
Orientador: Prof. Dr. José Maria Azevedo Rodrigues

Considerações Finais do Trabalho.


O CBA é um método que foi divulgado por Johnson e Kaplan em 1987. Apesar de ser um método muito recente, a sua aceitação, mais ou menos generalizada a nível internacional, deveu-se, por um lado, à lógica implícita do conceito e por outro, às grandes distorções evidenciadas na afetação dos custos indiretos que os sistemas tradicionais de custeio têm vindo a revelar.
A maioria dos seus defensores considera-o como o método mais eficaz para se obter, com alguma precisão, os custos de produtos ou serviços. 
A filosofia do modelo assenta nas seguintes etapas:
  1. Identificação das atividades e recursos;
  2. Afetação dos recursos às atividades com base no consumo;
  3. Afetação do custo das atividades aos objetos de custo através dos geradores de custo, os quais representam o consumo de atividades feito por cada produto.
Os sistemas tradicionais de imputação de custos baseiam-se no pressuposto de que os custos indiretos são originados pela produção e pelas vendas, adotando critérios de imputação erradamente escolhidos e que conduzem, frequentemente, os gestores à tomada de decisões prejudiciais às organizações.
O CBA surge assim como a solução para estes problemas, pois além de permitir obter custos mais precisos, conduz a uma análise de rendibilidade dos clientes que não é possível fazer-se através dos métodos tradicionais. Por outro lado, as atividades identificadas pelo CBA podem pertencer a mais que um departamento, permitindo uma afetação dos custos mais equitativa pelos mesmo, o que pelos métodos tradicionais não é possível ou então existem grandes dificuldades. 
Outro dos pontos fortes do CBA é a sua capacidade para determinar as atividades que criam ou não valor acrescentado, ou seja, identificar quais as atividades que acrescentam ou não valor ao produto. As atividade sem valor acrescentado podem ser reduzidas ou eliminadas sem colocar em causa a qualidade e os valor acrescentado apar o cliente, permitindo, desta forma, reduzir os custos dos produtos.


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