domingo, 4 de junho de 2017

Fundamentação do Método ACE – Grupo 9

Para melhor entendimento do método análise custo efetividade (ACE), é necessário compreender no que esta ferramenta de avaliação de projetos de infraestruturas de transportes está fundamentada. Para início de conversa é preciso ter em mente o conceito de efetividade.

A efetividade é o quadro favorável resultante da obtenção de dois fatores: eficiência e eficácia. A eficiência é a realização de uma tarefa com excelência, sem desperdícios de tempo, dinheiro e energia. Já a eficácia é o cumprimento das metas que se desejam alcançar, a efetividade é o padrão necessário para a implementação do projeto de transporte gere renda conferindo competitividade a toda cadeia produtiva ao qual o projeto estará incluso.

A busca pela efetividade delimita as metas que o projeto de transportes deve alcançar: tempo de viagem, tempo de espera, embarque e desembarque, capacidade de armazenamento e etc. É visando esses objetivos que são calculados custos e benefícios que postos sob uma análise irão determinar a viabilidade da aplicação do projeto ou outras alternativas que tornem o projeto viável.

Os custos são estimados levando em consideração o quanto será gasto com mão de obra, material e manutenção levando em consideração a inflação monetária ao longo do tempo de vida do projeto. Cada projeto tem um tempo de vida econômica, período em que o projeto é viável e/ou rentável, a análise de custo benefício poderá ser feita apenas para o tempo de vida econômica ou até o tempo de vida do projeto com a implementação de um meio que torne a estruturas de transporte adequada ao requisitos definidos pela efetividade.

A análise do tráfego no projeto de transporte é essencial para que se possa calcular custos e benefícios, pois o tráfego afeta diretamente estes dois parâmetros. Em portos, o aumento do tráfego gera benefícios e justifica a criação de mais berço de atracação. Já em rodovias o aumento do tráfego gera o aumento dos benefícios e justifica a duplicação de uma via, em contrapartida o aumento do fluxo de veículos aceleram o processo de degradação do pavimento ocasionando aumento nos custos de manutenção.



Berços de atracação
Fonte: Navios em Santos: 05/27/11, disponível em <shipssantos.blogspot.com.br>.



A análise dos custos descontados dos benefícios nos fornecem o custo de implementação do projeto e o tempo de retorno que aliados a efetividade que se deseja alcançar irão determinar se o projeto de estrutura de transporte é justificável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário