A BR 319 é uma rodovia federal com aproximadamente 870 km de extensão, ligando duas capitais, Manaus (AM) e Porto Velho (RO). A sua construção teve início em 1968 e o término em 1973, no entanto, só foi inaugurada de forma em 1976. A construção dessa rodovia tinha como objetivo, entre outros, fazer com que se tornasse mais viável a circulação de mercadorias da região amazônica para o resto do Brasil.
O contexto histórico em que se encontrava o Brasil na época, era de um governo militar que buscava a integração do território nacional principalmente através de rodovias. Nesse momento que surgiu a necessidade de construção da rodovia BR 319. No entanto, uma obra desse porte, trouxe um elevado nível de dificuldade para a construtora Andrade Gutierrez, encarregada da obra, pois além de ser uma rodovia de longa extensão, as condições geográficas, topográficas e climáticas em nada ajudavam o andamento das obras. Além disso, a forte pressão do governo federal para concluir a obra dentro do prazo, ocasionou má execuções ao longo da rodovia. Todos esses fatores foram cruciais para curta duração do tráfego em boas condições da BR 319.
O DNIT possui as informações das condições das rodovias do Brasil, atualmente a BR-319 tem trechos pavimentados e não pavimentados (por falta de manutenção) que podem ser analisados neste Link. Os trecho sem pavimentação são dos quilômetros 117,8 até 253,3 e 260,4 até 655,7, há dois momentos que é preciso atravessa por balsa (no km 1 e km 260) e um trecho que está com a sinalização precária.
Na imagem ao lado mostra o trecho não pavimentado (que não recebeu reparos). As informações das condições da rodovia relata que em ambos os trechos são ruins em relação as condições de viagem e difícil prosseguir quando chove. O ponto em vermelho na imagem mostra a onde esta localizado a balsa para travessia. Atualmente as obras de revitalização da via esta aguardando Licenciamento Ambiental pelo IBAMA para continuar as obras.
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