O transporte na atualidade está diretamente ligado à economia, pois todos os produtos comerciáveis são transportados ao seu destino, o turismo que tem como principal meio de transporte a aviação, todas as viagens à negócio e outras formas de negócio.
Pode-se utilizar o transporte como incentivo ao negócio, como a dragagem de um rio, a criação de novas alternativas de rotas de comércio e a manutenção destes para que todos os produtos tenham um bom escoamento para chegarem ao prazo sem ter nenhuma redução no preço.
O governo pode usar o transporte para abrir novos comércios, como a construção de uma nova ferrovia, que faz a ligação de uma mina de ferro ao porto de Santos, que é o maior do Brasil, traria um grande incentivo para a mineração, gerando renda em vários locais como empregos diretos e indiretos, impostos e para o próprio uso interno, fazendo abrir novas indústrias gerando mais empregos.
A locomoção das pessoas é um grande atrativo pra o transporte, pois todos necessitam dessa utilidade. O trabalhador, todos os dias, usa o transporte seja ele particular ou do governo, embora muitas vezes não são adequados, o turismo que gera bilhões de dólares por ano.
Outra parte na qual o transporte está ligado é a logística, que define todos os passos de uma produção ou um serviço administrando materiais, financeiro e pessoais tentando otimiza-lo ao máximo para cortar custos e maximizar os lucros, que é o objetivo de toda a empresa.
As novas exigências para a atividade logística no mundo passam pelo maior controle e identificação de oportunidades de redução de custos, redução nos prazos de entrega e aumento da qualidade no cumprimento do prazo, disponibilidade constante dos produtos, programação das entregas, facilidade na gestão dos pedidos e flexibilização da fabricação, análises de longo prazo com incrementos em inovação tecnológica, novas metodologias de custeio, novas ferramentas para redefinição de processos e adequação dos negócios. Apesar dessa evolução, antes havia poucos estudos e publicações sobre o tema. Com isso, as empresas começaram a se preocupar com a satisfação do cliente. Foi então que surgiu o conceito de logística empresarial, motivado por uma nova atitude do consumidor. Mais tarde assistem à consolidação dos conceitos como o MRP.
Hoje, a logística passa a ter realmente um desenvolvimento revolucionário, empurrado pelas demandas ocasionadas pela globalização, pela alteração da economia mundial e pelo grande uso de computadores na administração. Nesse novo contexto da economia globalizada, as empresas passam a competir em nível mundial, mesmo dentro de seu território local, sendo obrigadas a passar de moldes multinacionais de operações para moldes mundiais de operação
A logística trabalha desde a obtenção dos commodities, o modo de preparo ou montagem, a estocagem, tanto de matérias primas, materiais semiacabados ou produtos acabados, o transporte para a venda e a finalidade do após uso do produto.
Esta frase está confusa: pode-se utilizar o transporte como incentivo ao negócio, como a dragagem de um rio, (...). Sugiro revisar...
ResponderExcluir