sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O papel dos Sistema de Transporte na Economia e sua relação com a Logística

A economia de um país está intimamente relacionada com o desenvolvimento da sua cadeia produtiva. Se um país explora somente a matéria-prima, a extrai da natureza e a exporta, este terá uma economia menos desenvolvida que um país que explora essa matéria-prima e faz ela percorrer os diversos setores da cadeia produtiva (setor primário, secundário, terciário...).

É óbivio então afirmar que quão mais desenvolvida é a economia de uma nação, mais eficiente tende a ser o seu sistema de transporte. Visto que a interligação entre os diversos setores da cadeia produtiva se dá através dos diversos meios de transportes.

Contudo, não podem ser empregados quaisquer tipos de transporte entre os setores; deve-se analisar primeiramente qual é a natureza do produto que será transportado para saber como e em quanto tempo ele deve chegar ao seu destino. Se for, por exemplo, uma produção de alface, o meio de transporte escolhido deve ser eficaz e apropriado ao ponto que o legume, que é um alimento perecível, chegue ao seu destino ainda em boas condições de consumo.

É essencial também o conhecimento da natureza de consumo do produto. Um clássico exemplo é o da Nokia, que transporta os seus componentes eletrônicos para a indústria de telefone celular situado no Polo Industrial de Manaus via aérea, afim de que seus telefones não se tornem obsoletos caso este transporte se desse pelo modal aquaviário, aonde o transporte é relativamente demorado frente aos demais, apesar de sua capacidade de carga ser maior.

É nesse contexto que se insere o conceito de logística, que vem a ser o planejamento de todas as etapas de um produto, seja ele bem ou serviço, desde a sua concepção até o seu descarte e o retorno do cliente (chamada logística reversa). O transporte tem um papel fundamental no meio logístico, uma vez que ele que regula o quão rápido e eficiente será esta dinâmica, principalmente quando o produto precisa ser removido a grandes distâncias. Como, quando, quanto e pra onde transportar são algumas questões que o profissional de logística deve responder para que o consumidor final fique totalmente satisfeito ao final deste processo.

A Engenharia Civil tem uma importante contribuição nesta relação transporte, economia e logística, uma vez que é a área que projeta, dimensiona e executa os acessos e vias dos diferentes modais de transportes. Quanto mais caminhos para um produto percorrer, mais fácil será o seu planejamento logístico e em mais lugares este produto vai estar presente, impulsionando assim a economia do país.

Em suma, o sistema de transporte assim como o planejamento adequado de como fazer este transporte desempenham importantes papéis na economia de um país, visto que a logística entre os diversos setores da cadeia produtiva de uma nação é um fator preponderante no desenvolvimento econômico deste país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário