Para que a economia de uma região consiga se desenvolver e competir com mercado nacional e mundial é necessário que a iniciativa privada e em maior importância a iniciativa pública invista em infraestrutura de transporte. O volume destes investimentos deve estar sempre acompanhando a riqueza gerada pela região, PIB (produto interno bruto), a fim de evitar que o sistema de transporte se torne um gargalo no escoamento de produtos e de pessoas em vez de ser a grande solução.
É sabido que existem diversas formas de infraestrura de transporte, cabe ao governo avaliar o potencial econômico de cada região e investir em alternativas de escoamento para sua produção. Um estado que possui maior percentual do seu PIB referente ao agronegócio, seria interessante o escoamento destes grãos fossem através de via férrea, pois o custo do transporte é menor em relação ao rodoviário. Porém, se a mesma região possui um alto potencial hidrográfico, talvez a melhor opção já não fosse a ferrovia devido ao custo de execução deste investimento se tornar elevado com as limitações geográficas, mas em contra partida teríamos a alternativa das hidrovias. É importante, caso possível, que o governo ofereça mais de um modal de transporte entre duas localidades quaisquer, assim poderá atender bem diversos setores da economia de seu estado e conseguirá fortalecê-la.
O conceito de logística é somado à alternativa de transporte e escoamento do produto. A logística é todo o processo pelo qual a matéria prima é distribuída, industrializada, transportada, armazenada nos centro de distribuições “CD”, transportada novamente ao consumidor final e em alguns casos retorna. Logística é processo de concepção até o descarte do produto. O transporte destes produtos poderá ocorrer em pequenas ou grandes distancias e através de rodovias, ferrovias, hidrovias ou aéreo. Cabe ao profissional escolher qual solução será mais apropriada para seu produto de acordo com as restrições operacionais, físicas ou financeiras.
Pode-se, portanto, afirmar que o governo precisa oferecer aos produtores, para as indústrias, alternativas de transporte que atendam suas necessidades em sintonia com as potencialidades de cada região. Uma vez que o sistema de transporte a economia e a logística estiverem em harmonia, esta região, estado ou país estará preparado para galgar melhores posições no mercado mundial, podendo oferecer um produto de boa qualidade e diminuindo seus custos de transporte que não agregam valor algum ao produto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário