A mais expressiva e representativa forma de exemplificar e explicar do que se trata logística, se atribui às guerras entre países que ocorreram em tempos passados, nos quais havia numerosas atividades de armazenagem e deslocamento de grandes contingentes, perecíveis e armamentos.
Além de haver o transporte e manuseio de toda a carga, também surge a distribuição de todo o material e de informações provindas de seus respectivos países, sendo que este deve atender a todos os campos e centros militares da época, surgindo assim à idéia de organização logística de todas as atividades envolvidas.
Em suma, logística se caracteriza pela parte de gerenciamento de cadeias de abastecimento, planejando, implemento e controle de fluxo de armazenamento de matérias e informações, desde a origem até o ponto final, buscando a eficiência de tempo e formas mais econômicas para realizar o transporte, além de atender a exigências provindas de terceiros (clientes).
Buscando essa eficiência, a logística só consegue realizar seus feitos, pois está diretamente ligada aos transportes, uma vez que dependem de meios de locomoção para realizar o seu objetivo com sucesso.
Com o passar do tempo surgem diversos e inovadores transportes altamente tecnológicos e eficazes, de diferentes gêneros e cada vez mais exclusivos, que emergem de vários tipos de veículos e meios de transportes, projetados sempre com o intuito de ganho de tempo e o menor impacto ambiental.
Em transportes, são apresentados diversos aspectos, podendo ser subdivididos em: infra-estrutura, veículos e operações comerciais. A infra-estrutura possui uma abrangência das redes rodoviárias, férreas, aéreas e fluviais. Que são responsáveis pela interligação de cidades e estados, que por sua vez, interliga terminais, estes que tem como principal função de recepcionar e alojar as cargas e/ou pessoas, como os aeroportos, estações de trens, portos e terminais rodoviários.
Sendo que estes terminais recebem os veículos de transporte como os aviões, carretas, trens, embarcações, que possuem como característica principal realizar com segurança o transporte das cargas e pessoas. As operações comerciais estão atreladas com a maneira a qual estes veículos irão operar nas redes que são regidas através de leis, códigos e regulamentos.
Reunindo todos estes fatores, geram o conceito de transporte que se resume em movimento de pessoas e/ou mercadorias de um ponto a outro existente.
Através destes fatores que influenciam grandes pólos, a logística em conjunto com o transporte reúne diversos fatores os quais implicam diretamente na economia de qualquer empresa, cidade ou estado.
Por essa razão é que através da movimentação de bens que se consegue girar o mercado, surgindo então os planejamentos de sistemas de transportes altamente eficientes e de custos baixos, priorizando o baixo preço do transporte que por sua vez influencia no preço final do produto acabado, sendo esta uma ferramenta que possui uma importante e essencial função para o desenvolvimento e sustentabilidade de grandes pólos. Ferramenta esta, que está sempre em busca incessante de atualizações, a fim de possuir as melhores maneiras e alternativas para a mobilização desses bens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário