quinta-feira, 7 de junho de 2018

Por que escolhemos estudar a análise da viabilidade de uma ciclovia?



A sustentabilidade é cada vez mais discutido entre pessoas, na mídias e entre países, na escolha do tema queríamos um projeto que estivesse relacionado a isso. Sabemos que existe um grande problema entre a construção civil e o meio ambiente, já que obras consomem uma grande quantidade de água, energia e que a produção de cimento é uma das maiores contribuintes da emissão de gases de efeito estufa. 
Além disso, na área de transporte, sabemos que carros e outros veículos motorizados causam uma grande poluição no ar. Na tentativa de encontrar uma solução que minimizasse esse efeito surgiu a ideia do uso da bicicleta e da construção de uma ciclovia.
Quando começamos a pesquisar, descobrimos o que é uma infraestrutura cicloviária e que ela pode ser dividida entre 3 grandes grupos:
  • Espaço totalmente segregado, caracterizado como ciclovia que é uma pista própria destinada à circulação de bicicletas, separada fisicamente do trafego comum.
  • Espaço delimitado na pista, calçada ou canteiro, chamado de ciclofaixa, que é uma parte da pista de rolamento, destinada à circulação exclusiva das bicicletas, ela é delimitada por meio de faixas pintadas no chão.
  • Espaços compartilhados sinalizados, onde a circulação de bicicletas é compartilhada com pedestres ou com veículos.
Nas pesquisas, descobrimos também vários benefícios que essas infraestruturas trazem, pois o uso da bicicleta faz bem desde da saúde dos cidadãos que optam por ela, por exemplo, reduzindo a obesidade, até a população geral, diminuindo a poluição sonora e do ar.

Com isso, ficamos muito entusiasmados para descobrir se é viável a construção de uma ciclovia na Av. das Torres. Será se os benefícios com a construção superarão os custos? Você utilizaria a bicicleta como meio de transporte se tivesse um lugar adequado e seguro? Utilizaria como forma de lazer?  

A imagem e a definição de ciclovia, ciclofaixa e espaço compartilhado sinalizado foram retiradas da cartilha do ciclista, quem se interessou e pretende usar mais a bicicleta tem acesso a essa cartilha apertando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário