Ônibus com duas catracas
Dentre algumas
alternativas destaco a que tanto o Governo de Pernambuco e a Prefeitura de São Paulo
optaram por utilizar, um ônibus que possui duas catracas, uma ideia inovadora e
simples. No caso de Pernambuco o objetivo é exclusivamente beneficiar os
estudantes que utilizam o vale estudantil municipal (VEM), nas duas catracas o
VEM é aceito, sendo uma catraca exclusiva para quem o utiliza e a outra pode
ser usada por quem deseja pagar no dinheiro.
Uma das linhas de ônibus em Pernambuco tem pelo menos 20 escolas ao
longo de seu itinerário, ou seja, há uma demanda grande de estudantes que vão
utilizar desse beneficio na busca do rápido embarque. No caso de São Paulo o
objetivo é beneficiar a todos os populares, pois como Manaus eles também tem
acesso a um cartão que pode ser utilizado no transporte publico visando diminuir
o tempo de embarque e evitar problemas com o troco das passagens, em São Paulo uma
das catracas também é exclusiva de quem usa o bilhete único ou vale transporte e
a outra para quem desejar pagar em dinheiro. Em São Paulo o tempo de embarque se
reduziu em 38% segundo a SPTrans. E tanto em Pernambuco quanto em São Paulo há uma
boa aceitação destes modelos de ônibus por parte dos usuários.
Essa medida
de duas catracas no ônibus torna-se um grande beneficio tanto para a população quanto
para os motoristas, pois ambos terão uma economia de tempo. Observo que essas
medidas de disponibilizar ônibus com dupla catraca seriam bastante aceitas em Manaus,
mais exclusivamente nos ônibus que trafegam na UFAM, pois há uma grande demanda
de estudantes.
fonte: Prefeitura de São Paulo
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