sexta-feira, 8 de junho de 2018

Benefícios trazidos pelo uso de bicicletas durante a Greve dos caminhoneiros.

Durante nosso trabalho ocorreu uma greve dos caminhoneiros, que prejudicou a oferta de serviços e o abastecimento de combustíveis no Brasil, porém ela pode ter trazido uma consequência positiva para o meio-ambiente. Segundo dados da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a poluição do ar na capital paulista caiu pela metade durante os dez dias de greve. Isso seria consequência da diminuição na quantidade de carros, motos, caminhões e ônibus trafegando no período. 
Segundo Paulo Saldiva, diretor do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), dados preliminares do Sistema de Informações de Qualidade do Ar, da Cetesb, apontaram diminuição de 50% no índice de poluentes na atmosfera em São Paulo. Com essa redução, a equipe da IEA-USP estimou que pelo menos 60 mortes tenham sido evitadas, só em São Paulo.


Nesta quarta-feira (06/06/2018) foi divulgado um estudo do Centro Brasileiro de Análise de Planejamento (Cebrap) que avaliou possíveis impactos positivos da bicicleta no lugar de carros e ônibus. Segundo o estudo, seria possível uma redução de R$ 34 milhões nas despesas do Sistema Único de Saúde (SUS) com internações causadas por diabetes, doenças cardiovasculares e respiratórias. O estudo também estimou que à economia da cidade de São Paulo ganharia R$ 870 milhões resultado do aumento da produtividade causado pelos menores tempos de deslocamento e nesse estudo foram considerados somente as viagens consideradas eficientes para esse modal, ou seja, com distancias máximas de 8 km.
Durante a greve dos caminhoneiros, o movimento em uma ciclovia como a da Avenida Feria Lima cresceu mais de 40% ao passo que a qualidade do ar melhorava substancialmente. E a Cetesb registrou qualidade boa em todas as estações medidoras da cidade.
O estudo do Cebrap faz uma projeção: se todas as tais viagens "pedaláveis" fossem mesmo pedaladas, eliminando muitos carros e ônibus, a emissão de dióxido de carbono poderia ser reduzida em 18%.



Esses estudos mostram a grande necessidade de se substituir os veículos automotores como principal forma de deslocamento em grandes centros urbanos por modais mais eficientes e sustentáveis, e atualmente a bicicleta se mostrou como a alternativa mais viável. 
Em Manaus também tivemos casos recentes onde a dependência do uso de veículos automotores se tornou prejudicial para a população, segundo o Sinetram, só nesta segunda feira (04/06), cerca de 100 mil pessoas foram prejudicadas pela greve de ônibus, isso sem contar os prejuízos relacionados a greve dos caminhoneiros e a redução nas frotas dos ônibus que estava a uma semana sem atingir 100% de uso, muitas viagens deixaram de ser realizadas nesse período.
A nossa equipe considerou a diminuição da emissão de poluentes como um dos benefícios e esses dados do estudo da Cebrap nos deixaram muito surpresos e ansiosos para descobrir o quanto de economia uma ciclovia na Av. das torres traria para Manaus.


Os dados foram retirados dos sites: https://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2018/05/poluicao-em-sao-paulo-cai-pela-metade-durante-greve-dos-caminhoneiros.html
https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/uso-da-bicicleta-como-transporte-em-sp-causaria-economia-de-r-870-milhoes-diz-estudo.ghtml

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