O Pólo Industrial de Manaus (PIM) é um grande impulsionador da economia na região, idealizada pelo Deputado Federal Francisco Pereira da Silva e criada pela Lei N. 3.173 de 06 de Junho de 1957 , com o objetivo de alavancar o desenvolvimento na região Norte, consegue atualmente concentrar 93,8% da riqueza produzida na região, sendo a segunda maior do país atrás apenas de Brasília. Deste modo, a forma que se dá para construção de uma capital que influencie significativamente na economia do país, gera a demanda por infraestrutura que atenda as necessidades dos polos geradores de produtos, empregos, serviços e de viagens.Para melhor contextualização, o Polo Industrial em 2013 tinha um total de 600 empresas, empregando diretamente 113 mil pessoas, e indiretamente 500 mil pessoas.
Compreendendo o Atual cenário econômico brasileiro.
Apesar de previsões otimistas feitas pelo grupo econômico formado por Joaquim Levy (Fazenda), Nelson Barbosa (Planejamento) e Alexandre Tombini ( Banco Central), o que se viu foi a piora na economia brasileira, adiando as previsões para final de 2017 ou ainda 2018. Dentre os principais sintomas de nossa economia falhando estão: aumento da inflação , na casa de dois dígitos, corroendo a renda dos brasileiros, freando o consumo e esfriando a economia; Queda no investimento, inclusive o PAC recebeu um corte de 40% havendo portanto uma provável retraída no PIB de até 4%. A não materialização do Superávit de R$ 66,3 bilhões, inclusive conseguindo um aval do Congresso para fechar as contas no vermelho, com um rombo de até R$ 119,9 bilhões. E para piorar o cenário, o Brasil perdeu grau de investimento no Standard & Poor's.
O PIM, a crise e a queda de produção.
O setor industrial de Manaus recuou 20,6% no índice realizado em Outubro de 2015 pelo IBGE, sendo o pior entre 14 estados pesquisados. Foram registradas quedas de produção em 9 de 10 setores pesquisados, sendo o de maior influencia o setor de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-37,5%)
Autor: Equipe 2.
Fontes:
Produção Industrial do Amazonas cai em 20,6% em Outubro. Disponível em: http://goo.gl/ubqOyg
Crise econômica: o governo falhou em todas as metas planejadas para 2015. Disponível em: http://goo.gl/eJuUaO;
Manaus concentra 93,8% da riqueza produzida na região metropolitana. Disponível em: http://goo.gl/yxJSGz;
Zona Franca de Manaus: História. Disponível em: http://goo.gl/kp1B0P;
Congresso promulga PEC e prorroga Zona Franca de Manaus. Disponível em: http://goo.gl/lFDoJ6
Exatamente. A crise no setor econômico do país tem prejudicado diretamente o Polo Industrial de Manaus. Muitas empresas já iniciaram severos cortes de funcionários e o cenário não tem apresentado mudanças favoráveis.
ResponderExcluirSe esses problemas não forem solucionados em breve, a capital Amazonense e as empresas instaladas no Polo Industrial sofrerão terríveis problemas econômicos.