segunda-feira, 11 de outubro de 2010

A Evolução da Infra-estrutura de Transporte no Brasil

O trajeto da infra-estrutura de transporte no Brasil se dá a principio em um país com característica exportadora de produtos primários, onde predominava o transporte ferroviário, visto que transportava cargas e pessoas do interior para o litoral, onde as cargas eram levadas aos portos e embarcadas para países industrializados. Neste contexto o transporte rodoviário esteve pouco envolvido com ao ciclo de exportações do setor primário.

Com a crise do comercio internacional houve uma redução nas exportações de países que forneciam produtos primários como era o caso do Brasil. Ocorreu então em 1930 a 45, caracterizada pela depressão de 1929 e posteriormente a Segunda Guerra Mundial, a transição de uma economia intensamente dependente do mercado externo para o fechamento favorecendo a industrialização. Desta forma o transporte rodoviário passa a ser desenvolvido visto que serve não somente para o transporte local e regional, mas começa a ser entendido como fator estratégico para o desenvolvimento e integração do pais, apresentando também vantagens comparativas no que diz respeito a consumo de combustíveis derivados do petróleo. O transporte ferroviário e marítimo passa a ser substituído pelo rodoviário e como conseqüência ocorre um rápido crescimento na movimentação de produtos industrializados e primários voltados para o mercado interno. Nessa fase também inicia o desenvolvimento da infra-estrutura aeroportuária.

Mesmo o sistema de transporte, com sua deficiência de ferrovias e portos e pouca extensão de malhas rodoviárias, não acompanhando o rápido avanço industrial que estrangulava a logística de abastecimento e escoamento, o país cresceu continuamente durante 100 anos ( 1880-1980), sofreu uma prolongada estagnação. O primeiro impacto foi a crise do petróleo de 1973, o que ocasionou na redução das taxas de crescimento e elevação da inflação e a diminuição dos investimentos públicos. Deste modo investimentos em infra-estrutura de transporte, energia, telecomunicações e saneamento passaram a atrair interesse privado.

De fato a as infra-estruturas de apoio inclusive a de transporte não acompanharam e não estão acompanhando o desenvolvimento econômico. Depois de cem anos de desenvolvimento pouco se investiu em infra-estrutura de transporte. Se faz necessário então um melhor planejamento por parte do governo nos investimentos e fixação de prioridades, acionando a iniciativa privada quando necessário a substituição do governo.

Um comentário:

  1. O Brasil, precisa ter uma economia nacional eficiênte, com uma infraestrutura adequada, aí a produção se fortalece, conseguindo diminuir os custos, proporcionando preços mais competitivos aos produtos, gerando um maoior desenvolvimento econômico.

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