O desenvolvimento da infra-estrutura brasileira deu-se de diferentes maneiras no decorrer do tempo, de modo que é possível explicitá-la em períodos, estes que acompanham, de certa forma, a necessidade nacional. Além disso nota-se que o crescimento do Pib relaciona-se com o investimento em infraestrutura que na maior parte das vezes se deu de maneira proporcional.
Observa-se que no Brasil, em 1880, devido a um processo imigratório e a necessidade eminente de ligar de maneira eficiente a ocupação do território com o transporte de mercadorias para exportação, ocorreram maciços investimentos no setor de infra-estrutura. Os anos foram passando e foi se observando uma constância nesses investimentos, mas após o período da segunda grande guerra, o que ocorreu de fato, é que a necessidade de industrialização de nossa econômia levou nossso país a investir mais no setor de infraestrutura e transporte visando principalmente a circulação interna de veículos e pessoas, além disso os governos dessa época se preucupavam em projetar o Brasil para um futuro promissor. Pouco tempo depois vieram os regimes militares estes que ao investir nesse setor, buscavam dar ênfase a soberania nacional integrando o país de norte a sul e de leste a oeste, obras de grande impacto podem ser citadas como a trans-amazônica e o aeroporto Eduardo Gomes (que se observa pela estrutura densa de concreto a existência, não só de um grande aeroporto, mas de um refúgio anti-aéreo visto que a população amazônica daquela época não demandava um aeroporto de tamanhas dimensões).
O tempo foi passando e veio a crise do petróleo, que mostrou não só apenas o "monopólio" de boa parte das reservas como a grande dependência humana do "ouro-negro", essa crise contribuiu para deslocar o alvo dos investimentos nacionais para saúde e educação. Acompanhado de um ascedente programa chamado "pró-álcool", a crise do petróleo também nos revelou a necessidade por fontes energéticas alternativas. Observa-se que nos dias atuais os investimentos deveriam ser maiores uma vez que o Pib nacional é imensamente maior do que o de anos anteriores e a necessidade também. Além disso observa-se uma independência do fator distância para a logística dos transportes e isso implica que uma boa distribuição da infraestrutura ocasionará um desenvolvimento onde quer que seja. Tem-se um cenário mundial que preza pelo desenvolvimento consciente, este por sua vez, necessita ser alimentado por estruturas de transporte cada vez mais eficientes e bem estruturadas.
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