sábado, 28 de agosto de 2010
Infraestrutura de Transportes: Um passo para o desenvolvimento
A acessibilidade é fundamental para o desenvolvimento de uma cidade; é proporcionando mobilidade e infraestrutura de um modo geral, que uma localidade desenvolve-se, gera um crescimento de pessoas e consequentemente surgem as atividades econômicas, levando a necessidade de transporte de pessoas, de cargas e informações. O desenvolvimento de uma cidade se dá em forma de um ciclo de elementos necessários, para tanto, precisa disponibilizar o acesso a pessoas, como por exemplo, construir pavimentos, vias de acesso a locais que dispunham de serviços essenciais a um aglomerado de pessoas, ou seja, criar uma infraestrutura de transporte, pois dessa forma, o solo da região incrementada será valorizado, em consequência disso, surgirão novas atividades no local em desenvolvimento, como por exemplo, as moradias e o comércio, com isso, cresce o número de viagens no local, pelo fato do beneficiamento da localidade, a geração dos denominados Pólos Geradores de Viagens - PGV, como exemplo cita-se: a existência de um shopping, uma possível padaria, porto ou aeroporto, bancos, hospitais; isso tudo são possibilidades que agregam valor ao lugar, levando à frequência de viagens de pessoas no local, aumentando assim a necessidade do tráfego. Com isso, surge a necessidade de transportar pessoas, o estado por sua vez, deve viabilizar o transporte, facilitar o transporte de pessoas e de carga. O ponto chave para o sucesso de um projeto de uma cidade do ponto de vista de quem a administra, é elaborar um planejamento de infraestrutura de transportes no qual cada residente da área implementada, consiga se transportar de seu ponto de origem ao seu destino em no máximo trinta minutos, priorizando os métodos de transporte a citar: 1) a caminhada, elaborando projetos de calçadas arborizadas e outras formas que proporcionem conforto às pessoas, de modo que estas, prefiram se locomover em forma de caminhada em um raio de até 4,0km (quatro kilômetros) de suas residências até o destino. 2) as ciclovias, como incentivo às pessoas a utilizarem as bicicletas em distâncias superiores a 4,0km em seus percursos, é óbvio que seriam implantadas as paradas ao longo das ciclovias, de forma que garantissem a segurança das bicicletas. 3) o transporte coletivo, em caso de pessoas cuja locomoção seja feita a grandes distâncias deve ser priorizado, o ideal é que apresentem um alto nível de confortabilidade, além de agilidade de locomoção; no caso dos ônibus, deve-se reservar uma faixa exclusiva para estes, bem como pode-se criar quaisquer mecanismos que transportem as pessoas de forma mais rápida, incentivando-as a utilizar este tipo de locomoção, em vez de veículos privados, dessa forma, reduzirá a quantidade de automóveis pessoais trafegando pelas vias. Tais passos são fundamentais para o desenvolvimento de uma cidade, sempre tendo visão dos problemas futuros na infra-estrutura de transportes, que é primordial para o crescimento.
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