sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Desenvolvendo uma cidade com consciência

O problema do crescimento desordenado é um dos maiores entraves do desenvolvimento das cidades e regiões do Brasil. A falta de planejamento diminui a competitividade do lugar, pois dificulta a vazão da produção industrial e dos bens ali produzidos. Manaus é um exemplo disso: mesmo tendo um dos maiores Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, a precariedade da sua infra-estrutura dificulta a exportação dos produtos confeccionados no pólo industrial e impede que novas fábricas se instalem na região.
Para uma cidade crescer ordenadamente é necessário projetar sua infra-estrutura, elaborar um plano diretor que orientará a sua expansão, pois assim, será mais fácil evitar problemas futuros, como engarrafamentos e ruas esburacadas, muito comuns nas cidades brasileiras.
Quando se tem acesso a determinadas localidades, o solo passa a ser ocupado e a ter valor, sendo comprado para construção de casas, supermercados, fabricas, que necessitam de uma infra-estrutura básica para se estabelecer. À medida que aumenta o número de imóveis, cresce necessidade de facilitar o tráfego aumentando a acessibilidade, dando continuidade ao ciclo. Porém, o que se vê no Brasil, é a espera da ocupação para depois se executar a infra-estrutura.
Manaus por exemplo, é uma cidade que está localizada na maior bacia hidrográfica do mundo nas margens do Rio Amazonas, em contrapartida apresenta uma malha viária em péssimas condições. Devido ao seu mal planejamento, ou até mesmo falta de um, faz-se necessário que a mercadoria produzida no Pólo Industrial de Manaus, principal fonte de renda da cidade, atravesse toda a cidade por rodovias até chegar ao porto que se localiza no centro. Isso gera grandes transtornos e degradação das vias, pois as mesmas não estão projetadas para veículos com grande peso, alem de aumentar o preço dos produtos pois requer muito tempo para fazer com que eles cheguem ao seus destinos.
A principal ferramenta para se desenvolver é permitir a acessibilidade. O movimento de pessoas e bens é fundamental, tanto para a condição humana como para o desenvolvimento econômico da região, e a interligação entre os diferentes modais melhoria o fluxo de sua produção assim como agilizaria a aquisição de matérias-primas pelas indústrias.
Portanto, é evidente que para uma região se desenvolver é necessário a presença do poder público consciente das necessidades locais e busque por meio de políticas públicas direcionar seu crescimento de maneira ordenada, fiscalizando e desenvolvendo mecanismos que tenha sempre como objetivo o bem estar social.

Um comentário:

  1. Concordo com a falta do planejamento de Manaus, porém, como é uma cidade em constante crescimento, ainda é tempo de se reverter a situação, com isso, deve-se apontar para a administração pública, pessoas honestas, capazes e com conhecimento aguçado em infraestrutura de transportes, uma vez que é fator primordial para o desenvolvimento de qualquer lugar. Estamos em época de eleições, devemos votar sem o ituito dos próprios interesses e sim contribuir com o avanço e a busca de uma sociedade melhor.

    ResponderExcluir