A organização dos transportes de uma dada região é o início de um planejamento que visa um crescimento ordenado. Com um sistema de transporte bem estruturado, onde foram previstos possíveis pólos geradores de tráfego e vias importantes acesso, tem-se uma melhor logística das atividades empresariais, industriais e humanas, com isso observa-se um rápido desenvolvimento da cidade em questão.
Nota-se evidentemente que tal planejamento deve ser feito por indivíduos competentes que tenham em mente que o transporte engloba uma vasta gama de elementos do trânsito, pessoas, animais, veículos pequenos e grandes etc. E que para um transporte eficiente, a legislação vigente tem que ser aplicada a todos, além disso, a infraestrutura de transporte deve possibilitar aos seus usuários segurança, conforto e praticidade.
Observa-se que a organização dos meios de transporte permitem uma integração da cidade, uma vez que lugares antes geograficamente distantes se "aproximam'' através de uma malha viária eficiente. Logicamente setores importantes do transporte como o setor aéreo e naval merecem uma atenção especial, pois com eles é possível manter uma conexão "física" com o resto do mundo, seja no envio de mercadorias, seja na vinda de turistas etc. Com o setor aéreo é necessário a análise de custo benefício e de mão-de-obra qualificada para uma dada demanda, uma vez que esse setor de transporte é o primeiro a sofrer por externalidades na economia e que o fator segurança inserido no tráfego aéreo é bem elevado. O setor naval por sua vez tem sua história intríseca ao desenvolvimento humano da antiguidade até os dias atuais, e nesse tempo sofreu a insersão de vários tipos de tecnologias e modalidades de navegação, nesse setor é possível o tráfego de cargas pesadas a longas distâncias que inviabilizariam seu transporte em terra ou no ar, por isso que este modal quando bem planejado e explorado possibilita um grande desenvolvimento.
É possível observar que diferentes modais de transporte quando organizados de maneira eficiente propiciam um desenvolvimento ilimitado a cidade que os abriga. Pode se notar, por exemplo, que com um transporte público bem estruturado ocorrerá uma queda no número de veículos nas ruas, uma vez que a individualidade dará espaço a uma coletividade organizada. A diminuição de veículos nas ruas, por sua vez, acarretará em uma redução da poluição, além do mais os veículos de carga terão mais espaço para trafegar e trazer desenvolvimento. Desenvolvimento este que se dá em diversos aspectos, como financeiro, social e humano, dando uma boa qualidade de vida aos habitantes da cidade e uma boa impressão àqueles que estão apenas de passagem, além de atrair investimentos maciços de grandes empresas que sabem que uma boa infraestrutura é capaz de trazer riquezas e benefícios a todos. Um cidade com um transporte organizado é um sistema em que todos saem ganhando.
COMO DESENVOLVER UMA CIDADE
ResponderExcluirPara desenvolver uma cidade precisamos primeiramente de um planejamento urbano que é o processo de criação e desenvolvimento de programas que buscam melhorar ou revitalizar certos aspectos, como a qualidade de vida da população dentro de uma dada área urbana, e tem como objetivo propiciar aos habitantes a melhor qualidade de vida possível. O planejamento urbano, lida basicamente com os processos de produção, estruturação e apropriação do espaço urbano. A interpretação destes processos, assim como o grau de alteração de seu encadeamento, varia de acordo com a posição a ser tomada no processo de planejamento e principalmente com o poder de atuação do órgão planejador.
Uma idéia muito comum é a de que os planejadores urbanos trabalhem principalmente com o aspecto físico de uma cidade, no sentido de sugerir propostas que têm como objetivo embelezá-la e fazer com que a vida urbana seja mais confortável, proveitosa e lucrosa possível. Porém, o trabalho de planejamento envolve especialmente o contato com o processo de produção, estruturação e apropriação do espaço urbano, e não apenas sua configuração.
Também precisamos prever o futuro e os possíveis impactos, positivos e negativos, causados por um plano de desenvolvimento urbano, os quais muitas vezes favorecem ou contrariam os interesses econômicos dos grupos sociais para os quais trabalham. Novas áreas residenciais devem ser planejadas com cuidado, para que possam integrar-se com serviços municipais já existentes.
Cada cidade tem um plano diretor, que é criado por um grupo de planejadores urbanos que tem impacto válido para toda a comunidade da cidade, por um certo período de tempo. Ele nos da um parametro de como a cidade é e como deve ser planejada para um futuro organizado, ele mostra como o terreno da cidade deve ser utilizado e se a infra-estrutura pública de uma cidade como educação (escolas e bibliotecas), vias públicas (ruas e vias expressas), policiamento e de cobertura contra incêndio, bem como saneamento de água e esgoto, e transporte público, deve ser expandida, melhorada ou criada.
Além disso, o plano diretor deve definir as áreas que podem ser adensadas, com edifícios de maior altura, as áreas que devem permanecer com média ou baixa densidade, e aquelas áreas que não devem ser urbanizadas, tais como as áreas de preservação permanente. Limites impostos pelo plano diretor incluem a altura máxima de estruturas em algumas ou em todas as regiões da cidade.