Para o estudo e análise desse trabalho são levados em conta variáveis que não envolvem somente um efeito monetário, mas também social e de saúde, como é o caso de emissão de gases. Por esse motivo será utilizado a ACE (análise de custo-efetividade) para medir os parâmetros e gerar um resultado com base na comparação de dados para dois casos já definidos. Segundo Motta (1997), essa análise abrange várias opções disponíveis para chegar a uma prioridade política comparando os custos relativos destas com intuito de atingir seu objetivo.
A utilização desse método é bastante comum na área da saúde, envolvendo comparação de custos para aplicação de medicamentos e suas respectivas efetividades. Secoli (2010) cita que esse tipo de análise mede os custos em unidade monetária e sua efetividade em função dos desfechos clínicos, como a mortalidade ou hospitalização evitada, gerando um quociente (custo/efetividade). O objetivo é identificar o melhor tratamento em troca do menor custo.
Em relação à avaliação de custo econômico da Avenida Silves quanto ao seu custo- efetividade, será criado uma razão entre duas situações comuns. Uma durante horários de pouca movimentação na via e consequentemente retenções dando um cenário “ideal” e outra durante horários de pico, com grande volume de tráfego e congestionamento. O objetivo é medir essa razão em valores monetários sobre unidade de tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário