Grupo 05: Reestruturação dos Itinerários.
Uma reestruturação dos itinerários e organização das linhas de acordo com suas funções e tipos melhoraria esse quadro.
Uma reestruturação dos itinerários e organização das linhas de acordo com suas funções e tipos melhoraria esse quadro.
Percursos mais curtos diminuem estresse
O tempo de viagem de linhas circulares que ligam diversas zonas da cidade é um dos motivos de estresse para motoristas e usuários do transporte público. Segundo o presidente Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Manaus (STTR), Givancir Oliveira, linhas mais curtas e diretas para o Centro causariam menos desconforto.
“Eles (motoristas) enfrentam o estresse do trânsito, rodam por muitos bairros e até ramais. A viagem é muito longa, não tem quem fique confortável, nem motorista e nem passageiro”, disse.
Uma das linhas com maior tempo de viagem, 3 horas e 20 minutos, segundo a SMTU, é do itinerário 305, que faz o percurso até o km 41 da BR-174.
O tempo de viagem das linhas que a SMTU possui no planejamento, segundo o órgão, leva em consideração quilometragem percorrida pelo ônibus. Segundo o órgão, na prática os tempos de viagem sofrem alterações, em função da fluidez do trânsito.
De acordo com o STTR, esse tempo estimado pode dobrar em decorrência dos congestionamentos do trânsito. “Se chove, para tudo. O trânsito está cada vez pior, é muito difícil um motorista conseguir chegar no tempo estimado. Eles fazem viagens longas duas ou três vezes no dia, isso é muito ruim”, afirmou.
As linhas circulares 016 - T3-4/ André Araújo, 017 Cidade Nova, 015 linhas que cobrem a zona norte e leste como a 418 da Cidade Nova, 215 com destino ao Ceasa, 619 que cobre o Puraquequara e 676 com destino ao Valparaíso possuem tempo de viagem estimado de 3 horas, informou o órgão.
Mapa do itinerário da linha 215.
Adaptado.
Trecho extraído de: new.d24am.com/noticias/amazonas/metro-unica-solucao-prefeitura-dinheiro-carvalho/115353
Nenhum comentário:
Postar um comentário