Nos últimos anos, a cidade de Manaus sofreu uma rápida expansão demográfica, originando novos bairros e, consequentemente, a necessidade de novas linhas de ônibus. Como resultado disso, os órgãos competentes não tiveram tempo para planejar de forma estratégica essas novas rotas. Um dos reflexos dessa falta de estratégia é o tempo de espera entre um ônibus e outro, já que a saída de ônibus está condicionada ao retorno dos mesmos às estações.
O objetivo dessa pesquisa é estudar como estão organizadas as principais rotas da cidade e avaliar como está distribuído o fluxo das mesmas; propor mudanças no itinerário e buscar trajetórias de caminhos mais específicas. Dessa maneira o percurso seria reduzido, longos destinos seriam evitados e haveria uma maior saída de ônibus das garagens. Medidas como essas exigem como complemento a construção de novos terminais de integração localizados em pontos estratégicos e a otimização do sistema de integração temporal, já implantado pela prefeitura através dos cartões cidadão e passa fácil.
Serão usados dados dispostos pelos órgãos municipais e estaduais de trânsito para apontar os trechos que podem ser extintos ou modificados, observando todas as peculiaridades que os caracterizam - como logradouros de maior circulação, quantidade de usuários, condições das vias, etc., organizando-as numa escala de importância e enfocando o desenvolvimento da pesquisa em cima daqueles mais relevantes.
Texto de autoria do grupo.
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