Construir uma cidade não é uma tarefa muito fácil. Existe toda uma programação, um planejamento, uma estratégia para melhor atender aos moradores dessa cidade, mas infelizmente não dá para se controlar o crescimento de uma cidade. Vamos limitar esse crescimento a apenas a infra-estrutura de transportes.
A infra-estrutura de transportes consiste em direitos de acesso, veículos e unidades organizacionais de transporte que fornecem serviços para uso pessoal ou coletivo, sendo que o coletivo é geralmente mantido por taxas. Manaus, como qualquer outra cidade brasileira, possui uma das piores infra-estruturas de transportes terrestre do Brasil, isso se não for à pior. Com suas ruas esburacadas, falta de sinalização, sistema de transporte coletivo precário, pavimentação mal feita, parece até que não foi feita por engenheiros. Manaus mesmo com todas as suas políticas publica para melhorar a infra-estrutura da cidade, chega a dar a certeza de como a nossa política é ineficiente, precária, não consegue nem tapar os “buracos” das ruas mesmo com uma ação conjunta entre a prefeitura e o governo do estado e quando consegue, o serviço é tão mal feito que dias depois o “buraco” que foi tapado recentemente já aparece de novo para a tristeza dos motoristas. É certo de que as possibilidades de fazer um pavimento digno para a cidade de Manaus são poucas, tendo em vista o clima da cidade e vários outros fatores, mas isso não quer dizer que o serviço de modo geral tenha que ser ruim.
O sistema de transporte coletivo da cidade é o pior do Brasil, completamente ineficiente, mal organizado, tanto que gera uma longa fila de espera pelos usuários, isso sem falar dos próprios ônibus, estes que são uma antiguidade, dignos de serem expostos em um museu, ou talvez nem isso, tendo em vista a quantidade de ônibus com defeito pelas ruas da cidade. Claro que existem ônibus novos, um consolo para sociedade e uma desculpa dos políticos quando são cobrados pela população. Mas não vamos colocar a culpa apenas nos políticos ou os responsáveis pelo sistema de transporte coletivo de Manaus, porque somos nós, população, que usamos, então é nosso dever e obrigação preservar e cuidar dos ônibus, pois também é nossa a responsabilidade de mantê-los “inteiros”.
Embora a infra-estrutura de transportes terrestres de Manaus não seja um modelo exemplar para as outras cidades do Brasil, podemos observar algumas melhorias. Logicamente, ainda há muito a ser feito para que Manaus tenha um bom sistema de transportes, mas com um pouco de organização e competência, um dia chegaremos perto dos modelos de transportes de países mais desenvolvidos. Mas isso só depende da população, tanto direta como indiretamente, de fazer com que Manaus chegue um dia a ser uma das cidades modelo do Brasil.
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