Por
volta das décadas de 70 e 80, eram utilizados determinados métodos de custeio a
fim de obter-se o melhor resultado nas escolhas tomadas no mercado, um deles o Método
RKW. Com a evolução tecnológica, a globalização do comércio e a intensa procura
por produtos mais baratos exigiu-se mercados mais competitivos e, para tanto,
os métodos adotados mostraram-se ineficientes. Sendo necessário uma informação
mais precisa sobre custos e novas formas de apresentar processos e serviços para
clientes em potencial, iniciou-se uma busca por novas formas de análise que
satisfizessem tais necessidades e um deles foi o MÉTODO CBA (Activity Based
Costing).
O
Método CBA surgiu em empresas no norte da Europa e da América do norte em
meados da década de 80, sendo os professores americanos Johnson e Kaplan os
mais contribuintes para a origem desse método através da obra “Relevance Lost:
The Rise and Fall of Management Accounting”, onde o método tem o objetivo de identificar,
analisar e alocar custos de uma empresa, para melhor gerenciamento do lucro, no
qual a sua utilização gerar melhor mensuramento dos custos.
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