Diagnostico
Os problemas de transportes falta e acessibilidade , insuficiência de estacionamento, demora em descolocamento e ate congestionamentos, vem sendo visto com outro olhar pela sociedade. A solução a longo prazo desses problemas tem sido a associação a ideia de tornar mais eficiente o deslocamento das pessoas, através de criação de sistema de transporte de qualidade, como metrô, trens e BRTs, soluções que precisam de longos prazos para serem implementadas.Uma solução mais econômica e eficiente de ser completar a melhoria no sistema de transporte pode se dá nas escolhas de deslocamento dos usuários de transporte.Ou seja gerindo sus demandas de transporte, com o instrumento de gestão de demanda de viagens (Travel Demand Management- TDM em inglês)
Primeiramente devem ser analisar questões importantes, já que implica em mudar o comportamento de pessoas o conhecimento e a técnica adquiridos pelos especialistas do setor têm se aprimorar ao longo prazo. Devem ser colocadas quando se trata de modificar padrões de viagens são: Qual publico-alvo dessa demanda de viagem? São geradores de milhas percorridas por veículos? Se sim, e possível categorizar esse grupo? Se é difícil mudar a escolha de deslocamento de um individuo imagine de um grupo de pessoas. Portanto, o mercado é um elemento essencial para se identificar grupos de população em que as intervenções serão focadas.
Os polos de empregos que concentraram a gerações de viagens de automóveis com um único ocupante. A maior parte dessas viagens são deslocamento pendulares, casa-trabalho-casa, aproximadamente no mesmo horários , todos os dias.
Proposta
Mudar as decisões de deslocamento ao trabalho usando um conjunto de alternativas, incentivos e informações sobre as alternativas.
O objetivo é transformar as viagens realizadas em veículos com um único ocupante em viagens com alta ocupação, em veículos não motorizados, ou transferir viagens em horários de pico para fora desses horários, ou simplesmente eliminar o deslocamento.Tudo isso , para permitir que as pessoas escolham uma combinação de viagens unimodais ou multimodais para maximizar seus benefícios.
Aplicando os princípios de gestão de demanda de viagens mo sistema fretado segue as seguintes etapas:
- Identificar que organização poderia ter influencia mais forte de mudança de comportamento.
- identificar e fazer parcerias com entidades/empresas responsáveis pela alternativas existentes.
- desenvolver um arco regulatorio para sustentabilidade dessa iniciativa a longo prazo
Gestão de demanda de viagens baseadas em empregadores
Baseia-se na hipótese de que as empresas pode, ter um forte poder de influencia nas escolhas de transporte de seus funcionários,e, ao mesmo tempo, ter um potencial de impacto nas famílias dos funcionários.
fonte: TRASPORTE POR FRETAMENTO. Serie cadernos técnicos. vol.9. FRESP/2019.
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