quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Congestionamento frequente em Manaus

Congestionamentos, filas, ônibus lotados, tornam o dia a dia do manauara mais estressantes e difícil.

 Não é novidade para quem vive em Manaus os congestionamentos frequentes nas principais vias no começo e fim de jornadas de trabalho. Manaus ocupa a 8º posição entre as 10 capitais onde o tempo do deslocamento casa-trabalho-casa mais cresce a cada ano.



fonte: http://goo.gl/WnF0Fe


      17 milhões de trabalhadores brasileiros demoram, em média, 114 minutos nessas viagens. O tempo perdido nos deslocamentos tem um impacto para a economia, a chamada produção sacrificada, superior a R$ 111 bilhões.
Em Manaus esse número aumentou em 304 mil pessoas entre 2011 e 2012, quase três vezes a população de Parintins/AM (103,8 mil) naquele ano.  Na área metropolitana de Manaus, 385 mil trabalhadores levaram, em média, 120 minutos nos deslocamentos casa-trabalho-casa, considerando apenas os deslocamentos acima de 30 minutos, em 2012.

Mobilidade urbana
      Para Marcos Castro, professor de  Geografia Urbana na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a mobilidade urbana é um  indicador eficaz para medir a qualidade de vida e cidadania em uma cidade. Ele analisa que a mobilidade urbana pode ser um ‘termômetro’ sobre a infraestrutura de uma cidade, ao levar em conta se idosos, deficientes físicos e visuais conseguem se locomover com tranquilidade pelas ruas. 
“Nosso índice em mobilidade é baixo porque, historicamente, a cidade de Manaus foi construída para os automóveis e não para as pessoas”, observa. 
      O professor enfatiza que, os serviços que são de obrigação do poder público não são os únicos itens que elevam a qualidade de vida em uma cidade. A população pode interferir diretamente no funcionamento do espaço urbano respeitando as leis que já existem e exercendo a cidadania.
Manaus está entre as três piores capitais do País para se viver, segundo o Índice de Bem-Estar Urbano (Ibeu), divulgado pelo Instituto Nacional de Ciência, Tecnologia e Observatório das Metrópoles, com base em dados do Censo 2010. A pesquisa avaliou itens como fornecimento de energia, iluminação pública, coleta de lixo e tempo de deslocamento dos cidadãos entre a casa e o trabalho. Do ranking com 289 cidades, entre capitais e as respectivas regiões metropolitanas, Manaus ocupa a 247ª posição.

Equipe - 2b



Nenhum comentário:

Postar um comentário