Ruas Completas
O assunto desse post é tratar sobre Ruas Completas, mas antes de começarmos, eu te pergunto:
Você sabe o que é uma Rua Completa?
Se sua resposta foi “não” continue a leitura que eu vou te explicar!Antes de chegarmos ao termo Rua Completa iremos entender, primeiramente, o que é uma Rua.
Rua em sua definição é um espaço urbano que permite a circulação de pessoas, veículos e local de acesso a vários outros lugares. No geral as ruas têm seu maior espaço dedicado aos automóveis e um espaço reduzido aos pedestres, as calçadas.
Calçadas por sua vez, têm três divisões distintas:
-Faixa de serviço (próximo à rua), usada para postes, arvores, mobiliário, lixeiras, parquímetro, etc.
-Faixa livre (no meio da calçada), usada para trânsito de pedestre sem nenhuma interrupção.
-Faixa de transição (próxima às fachadas), para entrada e saída de pedestres sem interromper o fluxo da faixa livre.
Segundo as normas brasileiras, estas faixas tem que ter no mínimo, respectivamente, 0,7m, 1,2m e 0,45m. Com isso, a menor largura de uma calçada deve ser 2,35m podendo ser maior caso necessário para cada uma das faixas citadas.Já falamos de ruas e calçadas, mas não podemos deixar de citar as ciclovias... ou seriam ciclofaixas? As duas estão corretas, mas existem diferenças entre elas e ainda uma terceira classificação. Vamos entender quais são:
-Ciclovia é indicada para vias com velocidade acima de 60km/h e com fluxo superior a 600 veículos/h e necessita de uma segregação física.
-Ciclofaixa é usada em vias que têm velocidade entre 30-50km/h e 200-500 veículos/h necessitando apenas de uma faixa pintada no solo.
-Via mista (ou via compartilhada) é aquela que o fluxo de carros não ultrapassa 300 veículos/h e sua velocidade tem que ser menor que 40km/h.
Se a implementação da Ciclovia ou Ciclofaixa for necessária outros aspectos são importantes como saber se serão Bidirecionais (único lado da via) ou Unidirecionais (ambos os lados da via) e suas larguras mínimas serão de 2,5m e 1,2m, respectivamente. Caso a Via mista seja opção ela necessita de largura mínima de 2,7m.
Entendendo esses aspectos podemos partir para o que são Ruas Completas.
Fachada ativa (pedestre consegue ver dentro das lojas e prédios) e mobiliário urbano (bancos e mesas para a permanência das pessoas) são elementos que transmitem uma sensação de segurança pois as pessoas são vigiadas por outras e isso atende bem as necessidades do projeto citado acima.
Algo que complementa a segurança do projeto é a diminuição das velocidades dos veículos ou elementos que transmitam ao condutor a real velocidade de tráfego. Por exemplo, imaginemos você dirigindo no deserto, sem velocímetro, e sem nenhum ponto de referência. Nestas condições você saberia responder qual sua velocidade atual? Exatamente! Nas vias funciona da mesma forma, nem sempre é necessário baixar a velocidade da via e sim acrescentar elementos que transmitam ao condutor sua velocidade atual como: sinalização, árvores, postes, lombadas, travessias elevadas. Inclusive estas travessias elevadas são mais eficientes que as próprias faixas de pedestres já que conduzem os veículos a reduzirem suas velocidades, não apenas para os pedestres, reduzindo assim o risco de atropelamentos. Outra informação relevante para faixas de pedestres é que a cada metro reduzido diminui 6% o número de acidentes no local, logo a extensão do meio fio nos extremos da travessia elevada ou faixa passa a ser um recurso adicional de segurança.
Além da sinalização para o pedestre – placas informativas de tempo (caminhando) e distâncias a lugares próximos – itens como iluminação mais baixa, vegetação que ajuda na infiltração das precipitações, texturas e pinturas do pavimento atendem melhor seus usuários. E o que torna uma caminhada agradável, segundo o urbanista dinamarquês Jan Gehl, é o nível de atratividade aos olhos, bastando ter algo novo a cada 4 segundos (mobiliário, vegetação, sinalização, entre outros).
Não podemos deixar de citar os benefícios que um projeto de Ruas Completas pode trazer, começando pela saúde pois a implementação vai de encontro direto ao sedentarismo e obesidade. Afinal, 74% das mortes dos brasileiros ocorre por doença crônicas e estudos feitos em 1975 constataram que de cada 10 brasileiros, 3 estavam acima do peso e 1 obeso. Repetido o mesmo estudo em 2014 os números mudaram para 5 acima do peso e 3 obesos por falta de caminhadas no dia-a-dia e substituição de pequenos trechos a pé por utilização dos veículos.
Pensando no meio ambiente vemos que, com menos utilização dos veículos (aumentará o número de pessoas caminhando e sucessivamente acarretará em uma melhora no fluxo de vendas locais) haverá diminuição da emissão de poluentes, vias mais arborizadas reduz, consecutivamente, as temperaturas de 4 a 5ºC no local e diminui o número de enchentes e alagamentos.
O projeto de ruas completas é um assunto tão importante que tornou-se disciplina na Universidade Federal de Juiz de Fora em Minas Gerais e existem 11 cidades brasileiras que já apresentaram execuções do projeto, algumas delas são: Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.
A ideia de Ruas Completas não é simplesmente unir os itens citados acima, é distribuir o espaço existente de forma igualitária priorizando o pedestre, o ciclista, o transporte coletivo, o transporte de carga, a motocicleta e por fim o automóvel, nesta ordem, pensando sempre em como proporcionar mais segurança e conforto para seus usuários.
Sabendo que cada rua tem sua vocação não existirá um projeto genérico, mas sim particular.
É preciso fazer um estudo prévio que mostrará o perfil e vocação da rua e somente assim poderá ser feito um projeto que atenda às necessidades de seus utilizadores.
Imagem:
http://www.empresascity.com.br/noticias/intercity-participa-projeto-ruas-completas/
Fonte:
WRI Brasil Cidades Sustentáveis
http://wricidades.org/nosso-trabalho/publicacoes
https://wribrasil.atavist.com/20-acoes-para-fomentar-o-transporte-ativo-no-brasilhttp://wricidades.org/research/publication/manual-de-projetos-e-programas-para-incentivar-o-uso-de-bicicletas-em
http://wricidades.org/research/publication/o-desenho-de-cidades-seguras
http://wricidades.org/research/publication/cadernos-técnicos-para-projetos-de-mobilidade-urbana
http://wricidades.org/research/publication/8-principios-da-calcada
http://wricidades.org/noticia/universidade-federal-de-juiz-de-fora-anuncia-disciplina-inspirada-em-ruas-completas
http://wricidades.org/noticia/ruas-completas-dao-vida-e-seguranca-aos-espacos-urbanos
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