Ao decorrer da elaboração do trabalho do grupo 07 foram encontradas diversas intervenções para melhorar o fluxo por muitas vezes conflitantes entre pedestres e veículos. Uma dessas intervenções que nos chamou atenção foi o sistema de sinalização chamado "Safety Box" (Caixa de Segurança em português). Esse sistema possui basicamente três zonas bem especificadas e bastante claras quanto a suas funções, que começam a surgir cerca de uns 200 metros antes da faixa de segurança em si. A primeira zona é a "pré-sinalização" onde os condutores de veículos são bombardeados de informações - por meio de sinalizações verticais e horizontais - que os informa de modo claro e conciso como devem se comportar a partir dali até o fim da Caixa, com indicadores de velocidades máximas, lombadas eletrônicas, pictogramas de pedestres. A segunda zona é a "zona amarela" onde o condutor é obrigado a reduzir mais ainda sua velocidade com lombadas eletrônicas e a instalação de balizadores flexíveis como forma de inibir ultrapassagens e aumento de velocidade nessa zona. A terceira e última zona, a chamada "zona verde" é onde ocorre a travessia propriamente dita; os condutores já estão em uma velocidade mais baixa, então se um pedestre fizer sinal de parada para atravessar, eles estarão mais propícios a frear e permitir a travessia devido à sua baixa velocidade e alta atenção por estar nessa zona. As figuras abaixo ilustram bem o que o texto acima reflete.
Fonte: http://www.cetsp.com.br/media/72412/nt216.pdf
Fonte: Safety_box apresentação em Power Ponit
Fonte: Safety_box apresentação em Power Ponit
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