quarta-feira, 5 de julho de 2017

Proposta de uma segunda pista no aeroporto de Manaus.

O projeto tem por finalidade a análise de criação de uma segunda pista no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, essa segunda pista ficaria paralela a pista existente, como na imagem a seguir:

Segunda pista Aeroporto de Manaus. Fonte: Própria.

A nova pista, teria dimensões de 2700 x 45 m, possuindo 3 taxiways, balizamento, implantação de sinalização e balizamento, além dos equipamentos de auxílios a navegação aérea. 

Análise MCA: semáforo ou passrela - Últimas considerações

          Fizemos alguns ajustes em relação a obtenção dos dados, presumindo que fatores externos não levados em conta influenciariam nos resultados. Pudemos também observar que a solução buscada foi a adequada e condisse com o que esperávamos. Nossa pesquisa se conclui com um ar de certa satisfação em poder integrar um conjunto de ações visando a melhor alternativa para os usuários daquele local escolhido.
          Em virtude disto, é notável que o trecho em frente ao Sumaúma Park Shopping requer uma análise mais minuciosa por parte de engenheiros e empresários para saber quais benefícios e malefícios uma implantação de um modelo de um semáforo ou passarela trariam para o trânsito e para os empreendimentos adjacentes. Segundo o engenheiro Uarodi Guedes, ainda é cedo para avaliar a travessia neste local, tendo em vista que o shopping ainda é novo e está em fase de desenvolvimento de estudo.       
Resultado de imagem para shopping sumauma

terça-feira, 4 de julho de 2017

4ª Parte: Sobre um sistema de Locação de Bicicletas na UFAM

Saudações espécie humana

Após a coleta dos dados dos formulários, de visitar o IMPLURB e a Prefeitura do Campus da UFAM, tentamos contato com a empresa Samba Transportes Sustentáveis, que é a empresa responsável pelas bicicletas, estações e manutenção do sistema de locação de bicicletas instalado no centro de Manaus, sem sucesso. Esse caso dificultou nossa pegada de alguns dados mais realistas para a nossa região. Logo, tivemos que encontrar outras maneiras de suprir a falta desses dados, com a ajuda do professor da disciplina Sistemas de Transportes.

Agora, avaliamos o saldo dos custos e dos benefícios da implantação do sistema, fazendo uma avaliação para 5 anos. Os fatores levados em conta nos custos: Implantação (bicicletas, estações, ciclorrota, mão de obra), e operacional (manutenção, etc); fatores levados em conta nos benefícios: economia em saúde, emissão de carbono e combustível. Para uma avaliação de 5 anos, o saldo foi positivo, viabilizando a obra, porém sempre mirando nos benefícios socioambientais, e não necessariamente os benefícios financeiros.

Vida longa e próspera! 

Funcionalidade de uma segunda pista operando em um Aeroporto.


A Notícia de 2015 citada abaixo, nos dá uma boa visão de como funciona um aeroporto com 2 pistas operando simultaneamente e suas vantagens, algo bem parecido com o que nós do grupo 5 estabelecemos para a meta do nosso projeto.
Maiores capacidades de atendimento de demanda, melhores logísticas de voo, principalmente nos horários de pico, maior facilidade de manutenção, entre diversos outros benefícios que possam gerar um bom retorno econômico serão analisados.
Porém, como a própria matéria aborda, apenas os maiores aeroportos do mundo apresentam esta estrutura, devido às suas grandes demandas. Então fica o questionamento: Estaria o aeroporto Eduardo Gomes neste patamar para a realização de tal projeto?

domingo, 2 de julho de 2017

3ª Parte: Sobre um sistema de locação de bicicletas na UFAM

Saudações espécie humana!

Foram produzidos questionários para identificarmos a receptividade do projeto por parte dos alunos e funcionários da UFAM. O formulário foi distribuído de maneira eletrônica e física. Até a data da apresentação do trabalho, foram obtidas 144 respostas. o formulário foi distribuído apenas para pessoas que frequentam o campus universitário.

Em relação a pesquisa de campo, foram realizadas pesquisas ao IMPLURB (prefeitura de Manaus), e a prefeitura do campus da UFAM, com o objetivo de coletar informações que ajudassem na nossa análise de viabilidade do projeto, como dados da universidade e custo de implantação do sistema e da infraestrutura necessária.

Todos os dados coletados serão utilizados para adquirirmos uma visão mais realista do nosso projeto e fazermos a análise custo-benefício da melhor forma possível. O maior desafio será mensurar os benefícios, majoritariamente de cunho socioambiental, em benefício financeiro. Assim, será possível considerar se a viabilidade do projeto.

Vida longa e próspera!

sábado, 1 de julho de 2017

Entrevista com o Engenheiro Uarodi Guedes


No dia 28 do mês de junho realizou-se a entrevista com o Assessor Técnico do MANAUSTRANS, o Engenheiro Uarodi Guedes em que foi abordado o assunto da implantação de uma passarela ou um semáforo de pedestre na Av. Noel Nutels.

Fora abordada qual opção seria mais benéfica para os pedestres e também para fluxo de veículos que trafegam no local e como o critério “custos” e “segurança do transito” poderia ser importante para a decisão final. Pelo fato do assunto de MCA necessitar de um especialista na atribuição de pesos de importância, foi atribuído pelo Assessor Técnico, pesos entre 0 a 1, para cada critério proposto pelo grupo sendo que, quanto mais próximo de 1 maior a preferência do critério.

Tivemos uma enorme satisfação em entender ainda mais sobre as propostas de implantação de semáforos e passarelas que vem sendo aguardada pela diretoria de engenharia do MANAUSTRANS e por terem nos dado atenção com o nosso trabalho.

Estrutura do atual Aeroporto de Manaus.


O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, se encontra na cidade de manaus, localiza-se a 14 km do centro da cidade. É o maior aeroporto da região norte do Brasil, e vem se destacando por ser um dos principais transportares de movimentação de cargas, ficando em terceiro lugar, perdendo somente para os aeroportos de Guarulhos e Campinas. 
Com a nova reforma, para a copa de 2014, o aeroporto aumentou sua área, ampliando a sua capacidade e possibilitando mais investimentos com novas empresas.

A capacidade de passageiros depois da reforma, é para suportar 18,2 milhões de passageiros ao ano, mas ultimamente o aeroporto vem operando em média 3 milhões de passageiros.

Possuindo uma única pista, os dados de acordo com a nova reforma são os seguintes:

Pátio de Aeronaves: 45.000 m² (Parte do Terminal de Passageiros 1)
Pátio do Terminal de Cargas - 27.000 m²
Pátio de Aeronaves: 18.000 m² (Pátio do Terminal de Passageiros 2)
Terminal de Passageiros: 97.258 m²
Área do Tps: 91 m²
Ponte de embarque: 5 fixas
Dimensões da pista: 2.700 x 45 m
Estacionamento de veículos: 2.670 vagas
Pontes de Embarque: 05 unidades
Número de balcões de check-in: 36 unidades


Fonte:http://www4.infraero.gov.br/aeroportos/aeroporto-internacional-de-manaus-eduardo-gomes/sobre-o-aeroporto/caracteristicas/

2ª Parte: Sobre um Sistema de Locação de bicicletas na UFAM

Saudações espécie humana!

Seguindo com o nosso trabalho, realizamos toda a pesquisa bibliográfica útil para o trabalho e decidimos qual método utilizar para analisar a viabilidade do sistema: o CBA. A escolha desse método se deu pela vontade de fazer uma análise um pouca mais objetiva, atribuindo valores de custos e de benefícios. O principal desafio a partir daí é a mensuração dos benefícios, que em sua essência são mais voltados ao socioambiental do que para o financeiro. 

Já com relação a pesquisa de campo, segue-se o plano já explicado anteriormente: Visita aos possíveis órgãos públicos responsáveis e utilização de questionários para avaliação da receptividade do projeto.

Vida Longa e Próspera!